Roteiro de um dia em Barcelos|Portugal

23:24


Neste roteiro de carro pelo norte de Portugal, hoje vamos conhecer a cidade de Barcelos. Se você estiver no Porto, siga pela A28 sentido Braga, depois pegue a A11 sentido Barcelos tomando as variantes N103/N205/N306. São 60 km ou 45 min até Barcelos.
Barcelos, é sem duvida um dos destinos mais conhecidos do Norte de Portugal. Esta cidade medieval fortificada, localiza-se no distrito de Braga,  banhada pelo Rio Cávado, estendendo-se por uma colina rio acima. 
Ela oferece ao visitante um belíssimo centro histórico. As suas encantadoras ruas são ladeadas por casas barrocas e variados monumentos arquitetônicos de grande interesse histórico e cultural.
A Vila de Barcelos é conhecida não só pelas suas olarias e artesanatos, mas também e principalmente, pelas cerâmicas artesanais, especialmente porque existe a famosa Lenda do Galo de Barcelos: Trata-se de um colorido galo do qual nasceu uma lenda que nos dias de hoje ainda encanta todos aqueles que lá passam e que acabou por se tornar um símbolo nacional. Este colorido galo de cerâmica têm sido vendido por todo o país como símbolo de boa sorte.

A porta de entrada da cidade é a velha Ponte de Barcelos, do período gótico.
Quando entramos na fortaleza, surge em destaque, apesar de estar em ruínas, o Paço dos Duques de Bragança, um paço ducal gótico construído no séc. XV e junto ao Paço, existe um lindo jardim e logo à sua frente o Palácio Solar dos Pinheiros, datado do séc. XV.

O gótico é sem dúvida o estilo arquitetônico dominante em Barcelos, como demonstram a rosácea e os arcos quebrados da entrada na Igreja Matriz de Santa Maria Maior.

No Largo, que fica atrás da Igreja Matriz,  está a Câmara Municipal e a Casa da Misericórdia,  com sua imponente fachada e mistura de arquiteturas, que vai desde o gótico ao barroco.

Entre na Rua Visconde Leiria, uma importante rua da cidade, pois ali está o Teatro Gil Vicente, a casa de espetáculos mais antiga de Barcelos. 

Por esta rua chegamos talvez ao primeiro largo da cidade, o Largo do Apoio, de origem medieval, cujo centro existe um Chafariz do séc. XVII.
A esta altura já estamos no Centro Histórico da cidade, mais precisamente na Rua Direita. Um rua encantadora, com muitas lojas, sobrados com sacadas, algumas com os belíssimos azulejos portugueses e pessoas passeando, comprando...

E no fim dela, abre-se o Largo da Porta Nova, onde um outro imponente monumento surge diante nós, a Igreja das Cruzes ou Igreja do Bom Jesus da Cruz. Neste local em 1504, misteriosamente apareceu uma cruz de terra negra no chão. Em 1704 foi erguida esta igreja octogonal de influencia italiana.
IMG_1138
Aqui também está a Torre de Barcelos, também conhecida por Torre da Porta Nova, que fazia parte antiga muralha e que serviu de prisão. 
Dica: não deixe de subir na torre, pois lá de cima, tem-se uma linda vista de toda esta região.
Palco de importantes eventos, como por exemplo, a Festa das Cruzes, do belo traçado do Jardim das Barrocas e desta simpática cidade de Barcelos e seus galos!IMG_1130
Abaixo deixo para vocês o mapinha de tudo isso que vimos:

You Might Also Like

1 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest