Bálcãs- Quanto custa

19:30

Na postagem anteriores, mostrei várias cidades de nossa longa viagem pelo Leste Europeu (Romênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Montenegro e Croácia). Uma viagem inesquecível em todos os sentidos.
Neste vou dar detalhes dos serviços que utilizamos e o custo deles,sendo que a nossa viagem foi dividida em duas partes: 10 dias entre Portugal e Espanha e os outros 25 dias nos Bálcãs.

A primeira pergunta que muita gente faz é: quanto custa? Bom, isso depende. Cada pessoa/família é completamente diferente, e o que serve para uns não serve para outros. Adoro viajar, gosto tanto, tanto…, diria até que viajar não tem preço, para todas as outras existe…rsrsr…
Disse que, vimos muitos relatos de mochileiros, nada contra, mas não gostamos de viajar assim. E também o relato de uma família que viajou de motor home (chegamos a pensar nesta possibilidade – as vantagens de você viajar com a "casinha" nas costas era tentador- mas nem chegamos a fazer as contas financeiramente, ou seja, somar os custos de hospedagemaluguel de carro, porque havia o problema com os campings, que também estava fora de cogitação para nós).

Realmente é difícil falar em gastos, pois muitos preferem gastar menos para podem viajar mais, outros já não medem esforços para terem o máximo de conforto, mesmo que isso os façam viajar menos e há os gostam de viajar na média, ou seja, gastam um pouquinho mais para ter relativo conforto com estadia e meios de locomoção.
Aqui vou me ater a falar especificamente sobre como foi a nossa viagem, como planejamos, nosso roteiro, quanto estava previsto de gasto e quanto exatamente gastamos.
Bom, nós optamos por viajar de carro onde foi possível, e onde não foi, fizemos o percurso de avião ou transfer. Onde havia hotéis da rede Accor, sempre que foi possível fizemos reserva, onde não foi possível ficamos hospedados em hotéis de três ou quatro estrelas, todos reservados pelo site da Booking.com parceiro do nosso blog.
É muito importante lembrar que a época do ano em que você viaja faz toda a diferença em gastos. Nos Bálcãs, viajamos entre abril e maio, quando ainda é baixa temporada - se você planeja viajar entre julho e agosto gastará bem mais por ser alta temporada por lá, principalmente se incluir em seu roteiro a Croácia, que já se tornou a queridinha dos Bálcãs.

Passagem aérea
Nem vale muito a pena falarmos de preços de passagens aéreas, pois isso varia muito, inclusive dependendo de qual é o seu ponto de partida.
No nosso caso, dividimos a nossa viagem em duas partes: meu marido havia acabado de receber o seu passaporte português, então como presente do seu aniversário no dia 29/04, resolvemos passar uns dias em Porto-Esposende, onde estão os seus parentes. Fizemos roteirinhos de três dias com vários bate-volta.
E também estava louca para conhecer Madri, pois tantas vezes havia estado na Europa, em nenhuma havia incluído Madri no meu roteiro. Então, vi que dava para passar quatro dias inteiros na cidade com um bate-volta a Segóvia antes de seguirmos viagem para Porto.

Por isso disse que é bem difícil de falar em custos, pois para nós foram duas viagens em uma, porque senão poderíamos ter comprado uma passagem Rio-Bucareste-início da viagem/Dubrovnik-Rio-fim da viagem (ambas com conexão ou stopover em algum lugar). De qualquer forma foram 33 h ½ no ar, 7 voos, cada uma a R$ 795,15 por pessoa.
Se você quer saber por quanto sairia uma passagem aérea assim hoje, pesquise aí embaixo no nosso buscador do Skyscanner.
As companhias aéreas que utilizamos e os voos que fizemos foram os seguintes:
Informações Gerais sobre Passagens Aéreas
Galeão
17:35
Algumas considerações sobre a:
Iberia- Quando fiz o cadastro no site para emissão das passagens, a Empresa emitiu dois cartões, o primeiro consegui cadastrar a senha, mas não tinha as minhas reservas, o segundo não consegui cadastrar a senha. Tive que enviar por email um formulário para a Empresa, com cópia de meus documentos para troca da mesma (detalhe: a Empresa só aceita email em espanhol ou inglês). Enviaram-me troca senha do primeiro cartão, que já tinha acesso. Enviei outro email, pedindo para cancelá-lo para ver se entendiam que queria troca senha do segundo. Até o dia da viagem não haviam resolvido o problema.
Como fazem parte da One Word, apresentei no check-in o meu cartão múltiplos fidelidade.
O chato no avião é que o controle de entretenimento fica no braço da cadeira, ocasionando chamada involuntária dos comissários sempre que alguém toca no botão. Então, ficou parte do voo com aquele ruído sonoro perturbador.
Na volta o voo estava super vazio, deu para ficar um em cada cadeira de quatro lugares no meio.
Havia comprado a passagem por R$ 1209,10. A Empresa cobrou mais R$991,72 para remarcar a passagem (este foi o maior prejuízo que tivemos nesta viagem).
TAP- Já viajamos com ela algumas vezes, sem problemas relevantes.
Aereos-002
Ryanair- Deixamos para fazer o check-in no aeroporto e a Empresa queria nos cobrar U$40,00 por isso. Tivemos que procurar um terminal de internet, mas não havia como imprimir. Tivemos que procurar um terminal de impressão que comeu as nossas moedas e não funcionou. Como o horário do embarque estava se aproximando, voltamos ao check-in já convencidos que teríamos que pagar a taxa. Ao explicamos para o atendente a situação, ele aceitou, mas emitiu o bilhete manualmente e tivemos que pegar a assinatura e carimbo do supervisor em outra fila. Coincidentemente, a Empresa que presta o serviço, chama-se Lesma, rsrsrs…
Aereos-001
Tarom- Deu problema no site na hora de fazer a reserva, ocasionando a compra de três passagens iguais. Tivemos que entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente. Os valores foram devolvidos integralmente, inclusive o IOF cobrado pelo cartão de crédito.
Aereos-003
Norwegian- Dito anteriormente, tivemos que antecipar a nossa volta. Ela cobrou U$90,00 para remarcar nova data.

*Além disso, algumas destas companhias low cost cobraram taxas extras por malas, por check-in não realizado, não deixam você marcar assento ou cobram por isso, assim como também, não servem refeição ou cobram por ela.
Seguro Viagem
Na Europa a gente normalmente usa o que é oferecido gratuitamente pelo nosso cartão de crédito VISA Platinum.  Mas, no Leste Europeu a velha frase bateu mais forte: “o seguro morreu de velho”.
Com as novas regras, sim, para quem não sabe, agora, não é mais assistência viagem, a palavra da vez é seguro viagem. Propostas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as mudanças na Resolução 315 passaram a valer a partir de 26/03/2016 e incluem as despesas médicas, hospitalares e odontológicas na lista de coberturas obrigatórias que deverão ser oferecidas aos consumidores na contratação do seguro viagem para o exterior. Então, resolvemos não arriscar e ainda mais que Romênia e Bulgária estão em fase de implantação do Acordo Schengen.
Nós fizemos um seguro de R$ 1.053,00 para 08 países, por 39 dias (ainda perdemos quatro dias porque antecipamos a volta), dois segurados. Considerando o custo diário de R$13,50, por pessoa, achei um preço bem razoável para não se correr risco.
Transporte
Não utilizamos ônibus, trem ou outro meio de transporte para no locomovermos entre os países ou cidades. Somente em Madri que usamos o metrô. Entre uma cidade e outra que utilizávamos o carro alugado. Normalmente era do Aeroporto para o hotel ou dentro do mesmo país de uma cidade para outra, era de hotel para hotel e lá percorríamos os pontos turísticos a pé. Portanto, não tivemos gastos senão com o aluguel do carro e um transfer que utilizamos para ir da Bulgária para a Macedônia.

Transfer - Aeroporto de Sófia/Aeroporto de Skopje: 110 euros
Aluguel do Carro
Foram 4.300 km, sendo 690 km em 4 dias de Portugal; 1168 km na Romênia; 867 km na Bulgária; 315 km na Macedônia; 879 km na Albânia; 381 km em Montenegro e Croácia, em 26 dias. Acrescente aqui mais 5 dias em Madri, que usamos somente metrô.
Não vou entrar em muitos detalhes aqui, pois vou fazer uma postagem intitulada “tudo que você precisa saber para percorrer aos Bálcãs de carro”. Nosso principal meio de locomoção naquela região.

Vou fazer um resumo dos custos que é o objetivo deste post. Os gastos principais efetivamente são: aluguel do carro, estacionamento, pedágio e gasolina.
Aluguel por 30 dias com imposto incluído e quilometragem livre: 2.110 euros no total (70 euros por dia)
Informações Gerais sobre Aluguel de Carro
Macedônia: não abastecemos
Albânia: 40 euros
Montenegro: 65,00 euros
Gasolina: 332 euros (11 euros por dia)
Posto de gasolina em Bran, Romênia

Pedágios: Nos Bálcãs, embora tenhamos programamos o GPS para levarmos para onde teríamos que ir, sem a opção “evitar pedágios”, andamos tanto por estradas secundárias quanto por autoestradas e não pagamos nenhum.
Pagamos muitos pedágios em Portugal e Espanha. Em Portugal é obrigatório o uso da "vignett", que é um selo no automóvel de pedágio pré-pago - como já vinha incluído no aluguel do carro, nem sentimos no bolso.
Estacionamento: Nos Bálcãs os nossos gastos com estacionamentos foram bem pouco. Essa foi outra das gratas surpresas que tivemos durante a viagem: estacionar nunca foi um problema. O que foi uma boa surpresa, porque o nosso maior "medo", quanto aos custos e stress desta viagem, era justamente a questão do estacionamento.

Nas cidades que fizemos bate-volta, sempre procurávamos estacionar fora do centro, em ruas um pouco mais afastadas, desde que não andássemos muito a pé. E sempre deu certo! É claro que, às vezes, não foi muito fácil, como no caso de Budva em Montenegro. Estávamos voltando de Kotor no meio da tarde e a cidade estava lotada. Meu marido já não estava aguentando mais andar, então, resolvermos parar no centro histórico. Depois de algumas voltas conseguimos uma vaga em um dos estacionamentos.
 estacionamento-001  estacionamento-002
Obviamente que não vou detalhar os custos dos estacionamentos de cada cidade que percorremos de carro, mas posso dizer que pagamos estacionamento nos principais pontos turísticos, como no Castelo de Peles, em Sinaia; no Castelo do Drácula em Bran; no Monastério de Rila na Bulgária e no Monastério de Ohrid na Macedônia; no Parque Blue Eye na Albânia. E alguns hotéis cobraram pelo estacionamento, porque o serviço era terceirizado. Mas isso, não foi surpresa, pois já sabíamos na hora da reserva. No total pagamos cerca de 23,00 euros.

Em resumo, quanto ao fator "custo", garanto que estacionar, no leste europeu, custa mais barato do que em várias cidades brasileiras, por exemplo. Acabei concluindo que o nosso gasto total com pedágios e estacionamentos foi bem inferior ao que eu imaginava.

O nosso carro furou o pneu quando estávamos passando pela Riviera Albanesa. Aqui nesta foto estamos fazendo o reparo, numa Gomisteri, que é borracharia, em Vlorë. Custou 600 Lek, mais ou menos 4,40 euros (R$19,00).
Total: 2.580 euros
Multas: Ainda não apareceu nenhuma. Tivemos um probleminha somente em Braga, mas que não se refere aos custos dos Bálcãs.
Hotéis
Este item foi que considerei o mais trabalhoso na hora do planejamento, pois foram 15 hotéis só na região dos Bálcãs, mais dois: um em Portugal e outro na Espanha. Como disse acima, reservados pela Rede Accor ou pelo Booking.com. A única ressalva que, alguns não tinham elevador, nem carregadores de malas. O que ficou bem complicado por causa do problema de saúde do meu marido.
Fora isso, todos nos atenderam perfeitamente bem, dentro das nossas expectativas, principalmente quanto ao quesito custo x benefício, considerando que eram de três ou quatro estrelas. Foram 38 diárias ao custo diário de 50 euros para duas pessoas.

Outros gastos
Tickets
Aqui me refiro a todas as outras despesas não inclusas acima. Todas as despesas que a gente tem durante uma viagem, ou seja: alimentação (almoço e jantar- nunca ficávamos sem uma refeição descente mesmo à noite); bebidas: água, cafés (não abro mão do meu cafezinho à tarde), cervejinhas e vinhos; city tour (entradas em museus, igrejas, palácios, monastérios, etc.); souvenir (lembrancinhas, meus pratinhos de paredes, produtos típicos e presentinhos para os mais chegados).

A nossa média, por dia, nesta viagem, foi de 42,50 euros, para nós dois.
Resumo dos custos
Esta nossa viagem durou 35 dias, no total, sendo 10 dias entre Portugal e Espanha e os outros 25 dias nos Bálcãs. Foram 33 h ½ no ar, 7 voos a R$ 795,15 cada um por pessoa.
O nosso seguro viagem de R$ 1.053,00 foi para 08 países, por 39 dias (ainda perdemos quatro dias porque antecipamos a volta), dois segurados. Considerando o custo diário de R$13,50, por pessoa, achei um preço bem razoável para não se correr risco.
Foram 4.300 km percorridos de carro, em média 145 km por dia, sendo 690 km em 4 dias de Portugal; 1168 km na Romênia; 867 km na Bulgária; 315 km na Macedônia; 879 km na Albânia; 381 km em Montenegro e Croácia, em 26 dias. Acrescente aqui mais 5 dias em Madri, que usamos somente metrô. Ao custo total de 2580 euros.
Foram 15 hotéis só na região dos Bálcãs, mais dois: um em Portugal e outro na Espanha. Passamos em média uma semana em cada país e duas noites em cada lugar. Foram 38 diárias ao custo diário de 50 euros para duas pessoas e todos eram de três ou quatro estrelas. Quanto os outros gastos, nossa média por dia nesta viagem, foi de 42,50 euros, para nós dois.
Normalmente não realizamos gastos com o cartão de crédito/débito. Mas a gente sempre leva, para alguma emergência. No entanto, nesta viagem usamos muito, tanto para pagar as locadoras, que utilizamos para fazer as reservas, como usamos para eventuais saques nos caixas eletrônicos.